Por onde passamos

1. CEU's
Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Cidade de São Paulo. Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportiva, teatro, cinema, piscina, biblioteca, playground, telecentro, espaços para oficinas e ateliês. Nos finais de semana os espaços são abertos a comunidade. Com programação variada, para todas as idades. Todos os CEU’s da Cidade de São Paulo contam com um sistema de acessibilidade para cadeirantes e/ou pessoas com mobilidade reduzida. Encontre no site da Secretaria Municipal de Educação o CEU mais próximo da sua casa http://www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

2. PÓLO CULTURAL DO GRAJAÚ
O Pólo Cultural do Grajaú é um conjunto de equipamentos públicos composto pela Casa de Cultura Palhaço Carequinha, o Cine Clube Grajaú, o Ponto de Leitura Graciliano Ramos, o Calçadão Cultural (que abriga a Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio), os CDMs Tancredo Neves e Sebastião Zillig, o Centro de Cidadania da Mulher e a Praça Valdemar Frasseto. Com uma ótima infra-estrutura, oferece a população diversas atividades, que vão desde oficinas e apresentações culturais, até de ações de cidadania para todos os tipos de público e idades.


3. Espaço Cultural Humbalada
O Espaço Cultural Humbalada, localizado em frente à estação Primavera - Interlagos da CPTM é organizado pela Cia. Humbalada de Teatro. A trupe desenvolve diversas ações culturais na região. A ação visitada, pela equipe do guia, foi a mostra de teatro Beiçola, realizada na Praça João Beiçola da Silva, onde 11 grupos de teatro ocuparam o espaço público apresentando sua arte a comunidade nas tardes de domingo.


4. Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural Banco do Brasil está localizado no coração histórico da cidade de São Paulo, em um prédio que foi construído no início do século XX. O CCBB abriga salas de exposição, cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria. Sua diversificada programação traz atrações nas áreas da música, artes plásticas, literatura, dança, teatro, filmes e programas educativos.


5. Centro Cultural São Paulo
Com localização privilegiada e arquitetura diferenciada o Centro Cultural São Paulo é um dos equipamentos públicos da cidade de São Paulo que preza pela acessibilidade e inclusão. O CCSP oferece diversas atividades gratuitas, como exposições de arte, oficinas, debates e palestras. Há um concorrido espaço de estudo, quase sempre lotado de estudantes, além de ampla biblioteca e espaço de conservação de acervos.

6. Itaú Cultural
O Instituto Itaú Cultural desenvolve ações que buscam valorizar a cultura e arte brasileira. Com modernas instalações e localizado na Avenida Paulista, o Instituto promove exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança, teatro, shows, seminários e cursos – além de possuir uma ampla midiateca sobre artes brasileiras,  essa que também é disponibilizada para empréstimos ou consulta local.

7. Centro Cultural FIESP
O prédio da FIESP que abriga, entre diversos espaços, o Centro Cultural, que desde 2008 homenageia a antropóloga Ruth Cardoso com seu nome, é uma das referências da Avenida Paulista. Com uma galeria de arte, teatro e espaço mezanino, o Centro oferece uma diversificada programação cultural, que inclui espetáculos teatrais, de dança, shows, exibições de filme, exposições artísticas e de caráter multimídia.

8. MASP
Cartão postal da cidade e considerado um dos mais importantes museus do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, conhecido como MASP, possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul. Seu acervo totaliza cerca de 8 mil peças. Além disso, o museu abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

9. Museu do Ipiranga
O Museu Paulista, mais conhecido como “Museu do Ipiranga” foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. É uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista.


10. Pateo do Collegio 
Bem no centro da metrópole, o Pateo do Collegio sobrevive em meio aos arranhacéus, bancos e indústrias que abrigam a capital. Com um pouco mais de 450 anos de muita história pra contar, o Pateo é sede de diversos eventos e casamentos e ainda abriga o museu, a cripta de José de Anchieta, a igreja onde foi realizada a primeira missa da cidade e a biblioteca temática.


11. Mosteiro de São Bento


O Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de São Bento, com fácil acesso via metrô, é um dos edifícios históricos mais importantes da capital paulista. O complexo é formado por um conjunto de espaços, como o Mosteiro, onde também fica a clausura, a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio e a Faculdade de São Bento – que inaugurou o primeiro curso de filosofia da América Latina.

12. Praça da Sé


A Praça da Sé é o espaço público localizado na área central da cidade de São Paulo. Nela localiza-se o monumento do marco zero do município. É a partir dele que se marcam as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo e a numeração das vias públicas da cidade. Considerada como o grande símbolo da região, chamada de Centro Velho, ela é um dos endereços mais conhecidos da cidade. 

13. Sala São Paulo
A Sala São Paulo fica dentro do imponente Complexo Cultural Júlio Prestes. Esse que abriga a Secretaria de Cultura de São Paulo e a própria estação Júlio Prestes que, no passado, se chamava São Paulo. Hoje, a Sala São Paulo é a sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Osesp.

14. Parque Trianon
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, é um importante ponto turístico do circuito de visitações da Avenida Paulista. Atualmente o Parque Trianon possui em seu interior, além da única reserva remanescente de mata atlântica da região, outros atrativos como esculturas, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil e sanitários públicos. Com boa acessibilidade, e com ótima localização, o parque é um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista.

15. Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado no final do século 19, é um símbolo marcante na história do Brasil; foi na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga,  que D. Pedro I declarou a independência.  Com uma área de mais de 160 mil m², o parque engloba o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito, a Capela Imperial, o Monumento à Independência, praça para eventos, pista de cooper, aparelhos de ginástica, playground, área de estar e chafariz com fonte e cascata.

16. Parque do Tietê
O Parque Ecológico do Tietê é uma área de proteção ambiental, onde foi instalado um parque. Está localizado na Várzea do Rio Tietê entre os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Guarulhos. Há diversos equipamentos sociais, recreativos, esportivos e de lazer, bem como a flora em constante recuperação que servem de refúgio para os animais silvestres. Possui trilha para caminhadas, Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, Biblioteca, Palco para Shows, 5 quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, playgrounds, áreas de ginásticas, quiosques com churrasqueiras, aluguel de pedalinhos, barcos e bicicletas. Há também um trenzinho (serviço terceirizado) que percorre a trilha de 4 km, onde o visitante pode conhecer melhor a fauna e flora do parque.

17. Solo Sagrado - Messiânica
Localizado na região Sul de São Paulo em área que conserva parte da Mata Atlântica, o Solo Sagrado do Guarapiranga, com seus 327.500 m², é um dos maiores espaços para contemplação da natureza e meditação já existentes no Brasil. Uma exuberante vista já se descortina após passar pelos portões de entrada: de um lado, o imenso mundo das águas da Represa de Guarapiranga; de outro, jardins em seus mais variados tons. Alguns dos destaques do Solo Sagrado são: seu grandioso templo, construído em forma de anel; e o Centro Cultural, que contém obras periodicamente renovadas de diferentes artistas, além de salas multiuso e de audiviosual.

18. Casa das Rosas
A Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um Centro Cultural da avenida mais movimentada do país. A Casa das Rosas representa um refúgio onde toda a expressão poética encontra seu espaço. Um território onde a liberdade artística se materializa, por meio de saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, exposições e qualquer outro formato que privilegie a difusão da poesia e da arte em geral.