terça-feira, 27 de setembro de 2016

Memorial da Inclusão



No dia 24 de setembro o Projeto Olhares de uma São Paulo Inclusiva foi explorar o Memorial da Inclusão.


Historia do Memorial da Inclusão
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Memorial da Inclusão foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009.


O memorial reúne cerca de 600 documentos, fotografias, manuscritos, áudios e vídeos com a história sócio, cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, iniciado nos anos de 1980. Os documentos foram reunidos por uma equipe de participantes do segmento, que disponibilizaram seus acervos pessoais e possibilitaram o encontro com outros acervos e pessoas dispostas a contribuir na composição dos arquivos sobre a pessoa com deficiência




Bate-papo
Os monitores de Memorial, propôs uma roda de conversa com participantes do projeto Olhares de uma São Paulo Inclusiva. No bate papo, falaram sobre dificuldades de mobilidade de não ter a liberdade de ir e vir que são prejudicadas pelas más condições de vias de acesso público e privada, preconceito e discriminação da sociedade e até da própria família, da historia do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil e como começou a Paraolimpíadas.



Um dos grandes exemplos que temos no projeto e Lina nadadora de piscina e águas abertas a 19 anos e Carmen nadaras na modalidade peito, costa e livre a 3 anos.






O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física - e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. Outro destaque é a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile.








Historia do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil 

Origem das Paraolimpíadas 

Memorial da Inclusão
Endereço: 485, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 261 - Barra Funda, São Paulo - State of São Paulo
Telefone: (11) 5212-3727

Nenhum comentário:

Postar um comentário