quarta-feira, 26 de outubro de 2016


No dia 23 de outubro, a turma do Olhares teve um dia cheio e muito corrido, com vários lugares para visitar, explorar e fotografar . 

Roteiro do dia;
MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Parque Prefiro Mário Covas
Parque Trianon 
Avenida Paulista
MASP - Museu de Arte de São Paulo
SESI 
Itaú Cultural 
Casas das Rosa 
Ufa!!!


Nosso roteiro começou no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo
 O Museu , instituição da Secretaria de Estado da Cultura, foi inaugurado em 1970. Seu acervo conta com mais de 200 mil itens como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas, que, por meio de seleção, exibem seus trabalhos dentro de programas de  fotografia, cinema, dança e música.  








Ao chegar no museu ficamos sabendo que o elevador estava quebrado, mas para nossa surpresa o MIS tem um equipamento portátil apoiado sobre rodas e correias dentadas do tipo esteiras, com tração a motor elétrico, alimentado por bateria cíclica recarregável que facilitou a subida e decida da Carmen, infelizmente só a Carmen pode ver a exposição, pois iria demorar muito.




 Com a exposição sobre a vida de Frida Kahlo, o MIS após seleção de 241 imagens deste acervo, o curador Pablo Ortiz Monastério elaborou a exposição Frida Kahlo - Suas Fotos dividida em seis seções temáticas pertinentes à trajetória de vida da artista. A seleção revela desde a infância até períodos de sua vida adulta, com imagens de autoria de seu pai e seu avô materno [fotógrafos profissionais], além de momentos eternizados pela própria artista e seus amigos fotógrafos Gisèle Freund e Nickolas Muray, entre outros.


Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000
Telefone:(11) 2117-4777

2° parada - Parque Prefeito Mário Covas 


Inaugurado no dia 24 de janeiro de 2010, um dia antes do 456º aniversário de São Paulo, o Parque Prefeito Mário Covas localiza-se na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo. 



Possui mais de cinco mil m² e conta com um paraciclo, Central de Informação Turística Paulista (CIT Paulista), administrada pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo), oferece sombra e tranquilidade para os moradores e trabalhadores da região. 



O barulho dos carros vai diminuindo à medida que se entra no parque. Aos poucos o calor também é amenizado pelas árvores e o ambiente é propício para fugir da pressa paulistana e com o frescor da sombra e tranquilidade, aproveitamos para fazer um piquenique.


                                
Não existem brinquedos ou aparelhos de ginástica, o parque possui apenas bancos e mesas, espaço para bicicletas e banheiros.
O banheiro " acessível", não é TÃO acessível assim.   Para acessar o banheiro, há um degrau que dificulta a cadeira e o box é peque para mover a cadeira. 


Endereço: Av. Paulista, 1853 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01410-000
Telefone: (11) 3289-2160

3°parada - Avenida Paulista 

Inaugurada em 1981, a Avenida Paulista é uma das ruas mais importantes da cidade de São Paulo,  localizada no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista.



Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Nela você pode visitar o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), o Parque Trianon, Parque Mario Covas,  o Conjunto Nacional e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) - a qual conta com exposições e diferentes instalações tecnológicas, Itaú Cultural, Casas da Rosas . Além disso, a avenida é palco de alguns dos principais eventos da cidade, como a Parada LGBT de São Paulo e o Show da Virada.




Avenida Paulista fica fechada para carros e aberta apenas para pedestres e ciclistas aos domingos (das 9h às 17h) é uma iniciativa que podemos aproveitar ao máximo e que, sem dúvidas, fará com que todos nós, paulistas, aprendamos a ver um pedacinho da nossa cidade por um outro ângulo, com menos pressa e mais admiração.


Fim: Praça Marechal Cordeiro de Farias
Subprefeitura(s): Subprefeitura da Sé
Início: Praça Oswaldo Cruz

4° parada - Museu de Arte de São Paulo - MASP


Esse museu tem a cara de São Paulo: é uma mistura de concreto, aço e vidro; foi idealizado por Assis Chateaubriand , empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte em 1947; e guarda a maior coleção do hemisfério sul.


























Sesi
Endereço: Av. Paulista, 1313 - Jardins, São Paulo - SP, 01310-100
Telefone: (11) 3528-2000

Além disso, conta com um vão livre intrigante que, por si só, também é um ponto turístico, pois abriga feiras e manifestações culturais diversas.


O museu vem proporcionando ao público, desde sua fundação, centenas de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais, e permanentemente apresenta as obras dos artistas radicados no Brasil através de uma visão contemporânea da produção atual de todas as manifestações artísticas.





Acessibilidade: o prédio possui elevadores que levam aos blocos suspenso e subterrâneo, de fácil acesso a cadeirantes.

Museu de Arte Moderna - MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578-Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
Telefone: (11) 3251-5644


5° parada - Centro Cultural Fiesp - CIESP - SESI - SENAI



O Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso foi inaugurado em 1964 na cidade São Paulo com a finalidade de promover o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador que atua nas indústrias, de sua família e da comunidade na qual estão inseridos, em geral.



Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) incentiva as variadas manifestações artísticas em todas as suas formas de expressão: teatro, música, dança, cinema, exposições e literatura.


O SESI tem uma ótima estrutura para pessoas com deficiência com elevadores rampas.


Fomos assistir o musical "Peer Gynt" inspirado na peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906).
A montagem narra a jornada do jovem Peer Gynt, que deixa sua pequena vila na Noruega para ganhar o mundo. Em seu caminho, ele encontra fadas, duendes e ninfas, passa por diferentes paisagens, fica rico de maneira ilegal e coroa-se “Imperador de Si Mesmo” em um manicômio no Egito.


No palco, muita cor e muitas canções daquelas que todo mundo adora ouvir. Não faltam Beatles no repertório.
Os figurinos foram criados pelo próprio Gabriel Villela que fez a adaptação da peça, com tecidos, enfeites e máscaras trazidos de países da Europa, da Índia, do Peru e de aldeias indígenas brasileiras. Cada acessório representa vários momentos da trajetória do protagonista.


Sesi 
Endereço: Av. Paulista, 1313-Jardins, São Paulo - SP, 01310-100

Telefone:(11) 3528-2000

6° parada - Centro Cultural Itaú 



 Um dos maiores centros de referência cultural da cidade de São Paulo, o Itaú Cultural é um instituto de pesquisa e produção que busca promover e divulgar o que há de melhor no cenário artístico e intelectual brasileiro. Fundada no início de 1987, a organização mantém na Avenida Paulista a sede para a realização de suas sempre gratuitas atividades, edifício que conta com espaços para exposições, espetáculos cênicos e musicais, auditório para cursos e seminários, biblioteca e muito mais.








Compositor e intérprete de clássicos como “O mundo é um moinho” e “As rosas não falam”, o Cartola é conhecido também por ser um dos fundadores da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. A Ocupação no Itaú Cultural revê os momentos importantes da trajetória artística do homenageado



Por meio da midiateca, os visitantes têm acesso ao acervo de mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileiras, composto por livros, filmes, revistas e coleções de CD-ROM e CD-Áudio, para empréstimo ou consulta local.

 


Centro Cultural Itaí
Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo-SP, 01311-000
Telefone: (11) 2168-1777
http://www.itaucultural.org.br/

 7° e última parada - Casas das Rosas 



O casarão foi construído em 1935, época em que a região da Paulista era ocupada por mansões dos senhores do café. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi habitada até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do Estado. Por ter um dos mais belos jardins de rosas da cidade, a Casa das Rosas foi inaugurada como espaço cultural em 1991, recebeu esse nome porque abrigava um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade.


No local, a liberdade artística se materializa em saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro, cursos preparatórios, exposições e outros formatos que privilegiem a difusão da poesia e da arte em geral.




Casa das Rosas 
Avenida Paulista, 37 - Paraíso, São Paulo - SP,  CEP: 01311-000



Nenhum comentário:

Postar um comentário