terça-feira, 15 de novembro de 2016

Pinacoteca


A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.Ocupa um edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi . É formado por mais de oito mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores, oferecendo um dos mais abrangentes panoramas da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Atualmente ocupa dois prédios, com mais de 20 mil m² de instalações técnicas adequadas: o centenário edifício da Luz, onde foi criada, e o antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), atual Estação Pinacoteca.


A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos melhores exemplos em acessibilidade de São Paulo. Não só pela estrutura física, mas por possuir materiais especiais e uma preocupação em capacitar a equipe para atendimento a pessoas com deficiência.


 Desde 2003, quando foi implantado o Programa Educativo para Públicos Especiais – PEPE do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, o museu de arte mais antigo de São Paulo vem se destacando como referência em acessibilidade e ação educativa inclusiva. O programa tem o objetivo, atender pessoas com necessidades especiais –sensoriais, físicas ou mentais – promovendo o acesso às artes visuais. 



 Museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca foi o que mais preencheu os quesitos de acessibilidade, o museu oferece aos deficientes auditivos um videoguia, com descrição de 17 pontos.


Com diversos recursos multissensoriais como maquetes visuais e táteis do museu para que os deficientes conheçam o edifício da Pinacoteca e seus arredores; reproduções em relevo de obras de arte bidimensionais e tridimensionais, sonorização de obras do acervo, publicações especializadas impressas em tinta com letras ampliadas e braille.

Pinacoteca
Endereço. Praça da Luz, 2 – São Paulo, Centro CEP: 01120-010

Telefone (11) 3335-4990

Nenhum comentário:

Postar um comentário